CURSO ESTUDO DE TEMPO - MÉTODO PRÁTICO CRONOANÁLISE

SP / JUNDIAI - 22 Nov

DURAÇÃO: 8 Horas

Objetivo :

Ensinar os participantes a realizar a Cronoanálise de um processo industrial, definindo o tempo padrão de cada elemento principal do processo;

Destina-se :

Administradores e técnicos  ligadas a áreas de custo, profissionais de produção, planejadores,  programadores, analistas e técnicos especializados na área de desenvolvimento de produto e processo.

Metodologia :

O curso será apresentado com base em preleções, discussões de casos, apresentação e solução de problemas

Obs: serão realizados exercícios de simplificação de trabalho, cronometragem e avaliação do ritmo  durante o curso.

Programa :

1 – Histórico do Estudo de Tempo – Taylor e Gilbreth;                    
2 – Origem do estudo de Tempo;                
3 – Finalidade e Aplicações do Estudo de Tempo;
4 –Tipos de Cronômetros;
5 – Unidades de Tempo e Transformação : Segundo / hora / cent. Minuto;
6 – Análise da Operação e Divisão dos Elementos que compõem a Operação;
7 - Análise do Posto de Trabalho;
8 – Variáveis que influenciam o Estudo Tempo : 
Condições Ergonômica do Posto de Trabalho;
Condições Ambientais do Posto de Trabalho;
Variação da Operação X Dificuldade de Reprodutibilidade;
9 – O que está condicionada a Reprodutibilidade;
10 – O uso dos Movimentos Fundamentais das Mãos;
11 – Postura do Cronoanalista perante ao Operador;
12 – Folha de Cronometragem, Cronometro e Pracheta;
13 – Técnicas de Cronometragens (Tipos);
14 – Cronometragem Contínua e Interrompida;
15 – Tomada de Tempo Preliminar;
16 – Como definir o Tamanho da Amostra para garantir confiabilidade no Tempo Cronometrado;
17 – Elementos Irregulares Observados;
18 – Tomadas de Tempos;
19 – Nivelamento dos tempos Observados;        
20 – Avaliação do Ritmo de Trabalho e Tolerâncias (Fadiga, Necessidades Fisiológicas, Ergonomicas;                
21 – Aplicação das Tolerâncias;                
22 – Determinação dos Tempo Padrão;

Apresentador(es) :

IVANDO ANTUNES DOS SANTOS

 

Formação - Mestrando em Engenharia de Processo de Manufatura pela Unicamp, Pós em Administração de Empresas, Engenheiro Mecânico. Experiência Profissional - 29 anos de atividade profissional desenvolvida em empresas Industriais e Consultoria Empresarial voltado a Gestão de Organizações Industriais e Processos de Automação de Processo no Chão de Fábrica.

Experiências em Implantação de Programas de Qualidade (5S-Housekeeping, MASP, Boas Práticas de Fabricação - BPF /GMP, HACCP, Controle Estatístico do Processo no Chão de Fábrica, Desenvolvimento e Avaliação de Fornecedores, Custo da Qualidade, Inspeção e Controle de Qualidade), Implantação de Programas de Materiais e Produção (MRPII, MRP I, Gestão de Estoque e Demanda, Gestão da Cadeia de Suprimentos, Gestão de Compras, Gestão de Almoxarifado, Expedição, Armazenagem, Estocagem e Indicadores de Gestão Operacional), Implantação de Programa de Gestão de Pessoal (Liderança e Motivação, Trabalho em Equipe e Habilidades Gerenciais no Chão de Fábrica), Projetos de Gestão de Produção e Melhorias Continuas – Kaizen, TPM / MPT, Lean Manufacturing, Produtividade), Implantação de Sistema ERP pela Oracle Brasil e Implantação e Desenvolvimento de Sistemas Gerenciais de Custos Industriais.

Atividade Acadêmica – Prof. do Curso de Pós Graduação – PUC SÃO PAULO, Prof. do Curso de Pós Graduação – UNIVERSIDADE SÃO JUDAS, Ex. Professor do Curso de Graduação da Escola de Engenharia de Produção da Faculdade Politécnica , Prof. do INSTITUO JAPY ENSINO SUPERIOR JUNDIAÍ – Curso de Administração de Empresas 

EDUARDO AUGUSTO

Graduado em Engenharia Eletrônica pela Universidade Mackenzie, +12 anos de experiência em atividade de Consultoria pelas empresas Kaizen Institute / CGE Consulting em Projetos com Sistema Toyota de Produção, Lean Manufacturing, Kaizen – Melhoria Contínua, Layout Celular, TWI, Sistema de Troca Rápida de Ferramenta (SMED), e Mapeamento de Fluxo de Valor (Value Stream Mapping – VSM), contemplando experiência de mais de 170 projetos nacionais e internacionais com atividade de Consultoria e Treinamento em empresas como : Alcoa, CNH, Chocolates Munik, Copebrás, Cummins, Delphi , Embraco, Embraco North America, Harald, Iperfor, Jhonson Controls Magal , Metal 2 , Metso Fundição , Novartis , Pirelli, PLP, Senai Gráfica, Sindipeças, SKF, Manipulação Stevia, Vale , Votorantim , WEG, Whirlpool  .

Mais de 25 anos de experiência em indústrias com Gerencia Industrial responsável pelo  Gerenciamento da Produção, Engenharia Industrial, Ferramentaria, Manutenção e Afiação; Administração dos programas de treinamento da mão de obra direta; Negociação do Plano de Participação de Lucros ou Resultados, Implementação de sistema interno de Lean Manufacturing; Coordenação de Workshops Kaizen; Gerencia de Desenvolvimento e Mudanças, Avaliação dos sistemas operacionais e a organização da companhia recomendando mudanças e apontando novos sistemas reduzindo custos e criando oportunidades de novos negócios; Gerencia de Engenharia Industrial, desenvolvimento e implementação de métodos e processos de manufatura, aquisição recursos de manufatura.  

Programação dos Próximos Cursos